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Prévia Mario Kart 8 de Wii U

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Mensagem por  Sáb Out 05, 2013 12:58 pm


Uma reunião entre amigos admiradores de videogames, principalmente os da Nintendo, dificilmente estará completa sem umas rodadas de Mario Kart. Dentre todas as vertentes de jogos de corrida, é inegável dizer que Mario Kart é especial e sempre estimula a ansiedade a cada anúncio de um novo jogo da série. Mesmo que ainda preserve várias de suas características, a soma destas às novidades faz de cada Mario Kart uma experiência singular, inclusive reforçada dentro das áreas limítrofes das plataformas da Nintendo (óbvia exclusividade), afinal, até o momento, cada uma delas recebera somente um Mario Kart, aquele que direcionou cada geração inteira, proporcionando uma diversão e experiência seletivas, ora descompromissada, provocando risos e sarros, outrora, mais compromissada e provocando a fúrias de competidores de plantão, aqueles que querem ganhar a qualquer custo, mas veem suas ambições caírem por terra diante de um casco azul (ou até mesmo vermelho) que aparecera de forma súbita. E essas duas realidades massivamente se encontram, se esbarram. E tudo isso é Mario Kart.
Além disto, a franquia-mor dos jogos de corrida da Nintendo ostenta a importante marca de ter entre os seus o jogo de corrida mais vendido de todos os tempos (Mario Kart Wii). Isso, somado a outras incursões anteriores e  a posterior versão de 3DS, faz dele um verdadeiro system-seller, algo que se faz necessário para uma plataforma trilhar o caminho das vitórias nas curvas do traçado longo que é uma geração de videogames. E o Wii U, atual console de mesa da Nintendo, mais do que nunca precisa disso. Mais do que nunca precisa de um Mario Kart. E terá!
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Revelado na mais recente edição da E3, por meio de um Nintendo Direct especial, Mario Kart 8 tentará acelerar o crescimento do necessitado Wii U. A Nintendo apostará na velha fórmula de sucesso já conhecida pelos fãs, que percorrerão as diferentes e temáticas Cups, cada qual tendo suas pistas únicas, seus itens no meio do caminho que poderá proporcionar a glória de uns e o pesadelo de outros, as moedas que dão um boost na velocidade, caso coletadas em bom número, aquela musiquinha mais intensa na última volta ou o Lakitu, sempre pronto a salvar jogadores distraídos ou pouco experientes, tudo isto em uma fórmula que dificilmente envelhecerá mal. Unido a tudo isto, teremos as novidades inseridas no predecessor Mario Kart 7, possibilitando jogadores a percorrerem trechos aquáticos de determinada pista ou, ainda, alçar voo devido aos planadores inseridos nos veículos.
Entretanto, a novidade exclusiva da versão de Wii U é o aspecto anti-gravitacional de algumas pistas. Esperamos que isto faça uma diferença enorme. Enquanto você pilota o seu veículo em uma corrida num traçado aparentemente normal, numa transição suave, este traçado mudará como se alguém o girasse lentamente e depois o devolvesse ao seu eixo normalizado. Neste meio tempo, as rodas dos carts (ou das motos que regressam da versão de Wii) se adaptarão automaticamente à novidade, aproveitando-se do aspecto anti-gravitacional dos circuitos. Ver o castelo de Peach de cabeça para baixo numa transição impressionante ou correr pelas paredes de uma mansão mal assombrada são alguns exemplos já mostrados em vídeos e demonstrações.
Esmiuçando estas demonstrações, podemos constatar que haverá uma obrigatoriedade de utilizar este recurso por causa da arquitetura de algumas pistas e em outras, o jogador poderá escolher se usará ou não, sendo que estes trechos poderão ser acessados através de rampas ou atalhos especiais, tornando a experiência ainda mais diversa. Ou poderá torná-la mais difícil também, afinal, imagine uma Rainbow Road com partes anti-gravitacionais? Esperamos que tal sistema inovador para a série represente um salto considerável quanto ao level-design que, unido às particularidades já carregadas nesses últimos anos de diversos títulos da série, poderá torná-lo o Mario Kart mais abrangente possível enquanto guiamos e, por vezes, somos guiados pelos novos e clássicos circuitos disponíveis.
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Tendo o diferenciado controle do Wii U em mente, Mario Kart 8 terá um esquema de controles mais rico e diversificado possível. Graças ao sensor de movimento embutido no novo controle, o jogador poderá emular um volante, dispensando o uso do Wii Wheel para isto. Mesmo assim, segundo desenvolvedores, poderemos utilizar o Wii Remotes junto ao propalado acessório, Wii Remote + Nunchuk além de controles convencionais por meio do Pro Controller para fins de um multiplayer offline.
Voltando ao GamePad, ele será útil também para fornecer informações da pista, como o mapa do que está ocorrendo em determinada prova, deixando a tela mais limpa. Em demonstrações vistas, controlando Mario, o jogador tinha acesso a um controle por movimentos, em que, na tela do GamePad, era visualizado um volante tematizado que respondia aos comandos do jogador, este podendo visualizar suas próximas tomadas de direção diante de curvas ou, num simples chacoalhar em uma rampa, realizar as manobras, outro recurso inserido em Mario Kart Wii e que retorna aqui. O acesso ao citado mapa e a transição na forma de controlar era dado ao apertar um simples comando, via tela do GamePad, ou seja, o controle em si promete ser robusto quanto a permitir uma decisão ampla pelo jogador quanto ao momento exato para o tipo de controle que o mesmo vá querer pilotar os veículos.
Veículos customizáveis provavelmente farão o seu retorno e, com isto, esperamos por opções mais diversas do que em Mario Kart 7. Quem sabe poderemos personalizar o visual dos personagens também, hein? Aliás, por falar nos mesmos, talvez não teremos muitas alterações quanto aos que estarão presentes em Mario Kart 8. O retorno de Waluigi e Toadette já é algo bem-vindo, todavia queremos mais. Ansioso pela a inserção de algum novo personagem em específico.
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Das franquias principais da Nintendo, Mario Kart foi a que certamente mais se aproveitou de recursos online, que foram além de uma jogatina convencional, recurso primário que falta em muitos jogos dos consoles da empresa e que fora tão bem executado nos jogos de corrida da turma de Mario. Um canal específico que une comunidades de Mario Kart em diversos pontos do mundo, realização de torneios especiais, com regras específicas, correr contra ghosts do mundo todo, dentre outras características certamente são recursos que queremos ver aprofundados e otimizados devido a um anseio de utilização diversa do Miiverse. Por enquanto, foi confirmado que o jogador poderá compartilhar vídeos e outros usuários poderão comentá-los. Aliás, já mencionando recursos de interação entre jogadores, esperamos que este recurso antes, durante  e depois das corridas seja mais personalizado, inclusive dando espaço para chat com voz, por exemplo.
Um salto enorme de qualidade que já vimos e esperamos bem mais é quanto ao nível gráfico deste novo Mario Kart. Mario Kart 8 apresenta, nos vídeos já vistos, gráficos impressionantes, seja pela imensidão e riqueza de detalhes das pistas, efeitos de luz e sombreamento ou na modelagem de personagens, itens e demais elementos. Já fora prometido, inclusive, um empenho maior para entregar uma experiência visual jamais vista na série e que ao menos se aproxime de gráficos da nova geração. Em se tratando de um exclusivo da Nintendo, devemos esperar talvez por um jogo que dificilmente ficará muito para trás de jogos dos consoles da nova geração da Sony e da Microsoft. Neste aspecto, Mario Kart 8, que promete rodar em Full HD e cravar 60 quadros por segundo, não deverá decepcionar seus fãs.
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Estar diante de um Mario Kart e desfrutá-lo com o mesmo carinho que cada jogo da série é concebido concretiza-se em um privilégio somente dos que admiram o trabalho da Nintendo. Vários jogos em outras plataformas já ambicionaram transmitir uma atmosfera similar ao desta série da gigante de Kyoto, porém relativamente em vão. Mario Kart 8, que será lançado em 2014 exclusivamente para Wii U, promete levar essa experiência a outros patamares, ainda que vá manter os elementos clássicos intactos. E é assim que uma série deve se comportar, sem se desgastar, ousar na medida certa e ser tão certeira quanto... um casco vermelho bem dado na reta final.


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